A segurança nas varandas e sacadas

A especificação correta na fabricação de grades de proteção e guarda-corpos é fundamental para garantir o sucesso do projeto. E deve seguir as exigências da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) para que seja garantido o quesito segurança e integridade de seus usuários no dia-a-dia.

Vejamos um pouco da NBR 14718, norma regulamentadora que especifica os padrões de segurança em grades guarda corpo.

A NBR 17418 foi criada no ano de 2001 com o objetivo de criar regulamentação ao quesito segurança, pois foram definidos alguns padrões onde é possível estabelecer regras e normas na fabricação e especificações dos mesmos.

Veja alguns detalhes importantes para a sua segurança:

Condições de segurança estrutural

A NBR estabelece a segurança em relação ao esforço proveniente de impacto com o corpo, agentes da natureza e outros afins.

Características

O modelo deve considerar limitações a fim de preservar a segurança dos usuários como distância máxima entre perfis de 11 cm nos modelos de gradil, condição que impede a queda de crianças ou animais pelo vão.

A altura mínima de 1,10m entre o piso acabado e a parte superior, evita a escalada por crianças, componentes horizontais (travessas) que possam ser usados como degraus não são permitidos exceto quando os mesmos não oferecem perigo de ser usados como degraus.


A NBR obriga que a parte final superior tenha acabamento arredondado a fim de evitar que as pessoas possam utilizar de assento ou apoiar objetos nele como vasos de plantas, cinzeiros, copos etc… afinal uma simples corrente de ar ou um descuido pode causar um grave acidente.


Por fim a para garantir a proteção e durabilidade do material a norma exige padrões de tratamento de anodização do alumínio para cada tipo de região sendo áreas marítimas ou de grande poluição.

Para guarda-corpos envidraçados a norma admite somente vidros laminados, temperados, temperados e laminados ou aramados, a obrigação se deve ao fato de serem únicos vidros que em caso de quebra mantém os vãos fechados e os cacos ficam preso no pvb (laminação que une os vidros) e a espessura mínima das chapas de vidros não pode ser inferior a 08mm.

Muito importante também é periodicamente fazer avaliações para saber o grau de desgaste das peças, avaliar riscos e definir soluções adequadas a cada situação, afinal a segurança é fundamental. E é sempre necessário consultar uma empresa capacitada e técnicos que possam realmente avaliar os danos e oferecer soluções. Nos dá Esquadrias Valente realizamos serviços de manutenção preventiva, corretiva e restauração para melhor atender nossos clientes.